Sem dúvida, um passeio que você não pode deixar de fazer é a flutuação em Bonito, nas nascentes e rios com água cristalina do Mato Grosso do Sul. Parece até mentira quando você mergulha o rosto e dá de cara com muuuitos peixes coloridos, nadando pra lá e pra cá. A experiência é única e esse é realmente um dos passeios imperdíveis em Bonito, mas que pode gerar muitas dúvidas para quem nunca foi.
Por isso, continue lendo para descobrir um GUIA COMPLETO sobre essa oportunidade. Você vai ter a chance de saber qual é a melhor flutuação em Bonito, qual é a melhor época para a prática, quanto custa o passeio, como reservar e muito mais.
Dicas de viagem: flutuação em Bonito
Principal destino de ecoturismo do Brasil, Bonito ficou muito conhecido por suas belezas naturais e, claro, as flutuações. Os rios da região são super cristalinos por conta da alta concentração de calcário (carbonato de cálcio) na água. O calcário possui uma propriedade de calcificar qualquer sólido que esteja na água, deixando-o mais pesado e concentrando-se naturalmente no fundo do rio. Por isso a água permanece tão cristalina.
Assim, é claro que um passeio de flutuação em Bonito não pode faltar no seu roteiro! Aliás, não somente um passeio, mas vários. Nós ficamos 5 dias por lá e fizemos 4 flutuações – pra você ver como é realmente imperdível essa atividade.
Mas, vale ressaltar que os rios ficam dentro de fazendas privadas, ou seja, você deve pagar para ter acesso a eles e a toda estrutura que é oferecida para os turistas. O lado importantíssimo desse controle todo de turistas, é a preservação dessas áreas naturais.
Aproveite para ler: Roteiro Bonito: o que fazer em 5 dias de viagem
Flutuação: O que é?
Começamos o post falando sobre esse passeio imperdível, mas você sabe o que é flutuação? Para você decidir se vai gostar mesmo dessa atividade, vamos falar um pouquinho agora sobre como ela funciona.
O passeio de flutuação consiste em simplesmente se deixar levar pelo curso lento e tranquilo da correnteza dos rios, num percurso definido, onde você se sente voando enquanto admira toda a beleza das águas cristalinas de Bonito, o colorido dos peixes e a natureza intocada. Você poderá optar por 3 tipos de passeios de flutuação: em nascentes, em leito de rio ou em cavernas.
É importante saber:
- Você não pode colocar os pés no fundo do rio, deve estar sempre boiando durante a flutuação, e pra isso, o colete salva vidas é ótimo!!
- Não precisa ficar com o rosto afundado na água o tempo todo. É só virar de costas pro rio e ficar boiando, enquanto a correnteza te leva e você descansa o pescoço!
- Não pode tocar em nada! É apenas para observar a vida marinha!
- Não pode passar protetor solar ou repelente antes de entrar no rio, por conter substâncias tóxicas para a água!
Mais dicas: evite acessórios e leve com você somente o que pode molhar! Nós fomos apenas com a GoPro nas mãos. Dependendo do passeio, vai um barquinho acompanhando o grupo da flutuação, para socorrer em alguma emergência, mas não é nada prático ficar parando toda hora para pegar coisas no barco. Então a dica é essa: vá apenas com o que você pode molhar e deixe o restante no locker do passeio.
Quem pode fazer flutuação em Bonito
Agora que você já sabe sobre como é o passeio, provavelmente está se perguntando quem pode fazer flutuação em Bonito ou se é preciso saber nadar para aproveitar a atividade.
A verdade é que qualquer pessoa pode fazer a flutuação em Bonito! Não é necessário saber nadar, mas se você tiver uma boa intimidade com a água, ajuda. Todos os passeios contam com a presença de um guia, que vai te ajudando e tirando dúvidas a todo momento. Além disso, o colete aliado à roupa permitem 100% de flutuabilidade.
Há opções de flutuações mais tranquilas e outras mais radicais para quem gosta de aventura, como a do Abismo Anhumas.
Qual é a melhor época para fazer flutuação em Bonito
Entre os meses de maio e setembro ocorre a estação seca em Bonito. E como não chove tanto, as águas ficam mais cristalinas, favorecendo (e muito) a visibilidade dentro da água. E o bom é que a temperatura das águas não oscila muito, então você não vai sentir muito frio dentro d’água. Porém, o maior problema é que a temperatura fora d’água costuma ser mais baixa, então se você é do time dos friorentos, talvez não seja uma boa ideia fazer passeios de flutuação.
Eu gosto sempre de indicar as transições de estações. Nós fomos no finalzinho de abril e início de maio, e pegamos dias lindos de sol, em uma época que já é ótima para fazer a flutuação. Contudo, nos últimos dias da viagem, o tempo virou e esfriou bastante. É frio real! hehehe! Vale a pena apostar nesses meses intermediários e contar com a sorte pro clima ajudar!
Aproveite para ler:
Melhor época para visitar Bonito: um guia com os melhores atrativos mês a mês
Quanto custa a flutuação em Bonito?
Saber quanto custa a flutuação em Bonito também é importante para você ir preparado. Os preços vão variar conforme a programação escolhida, mas o passeio custa em média R$300 por pessoa e por flutuação.
A primeira vista, o valor pode assustar, mas a infraestrutura dos lugares é tão boa que compensa tudo. Além disso, todo o equipamento da flutuação está incluso nesse preço.
Como é o passeio de flutuação em Bonito
Antes de explicar em detalhes como é o passeio de flutuação em Bonito, é importante lembrar que você precisa agendar o seu passeio com alguma agência de turismo local. Nós escolhemos a Civitatis, que nos deu todo o suporte e nos ajudou demais com a organização do roteiro.
Depois de pegar todas as informações com a agência, seguimos com o nosso carro alugado até a recepção do passeio. Lá, eles explicam todo o roteiro e tudo o que vai acontecer ao longo do caminho. Está incluído no valor do passeio uma roupa de neoprene, colete salva-vidas, sapatilhas e snorkel. Você deverá colocar por cima da sua roupa de banho!
#DicaDaNanda: alugamos o nosso carro com a RentCars. Eles possuem uma ótima ferramenta de comparação para você decidir qual é a melhor locadora e o melhor preço sem gastar tempo procurando uma a uma no Google. Prático, né? Nossos leitores têm 5% de desconto usando o cupom MALADEAVENTURAS no site RentCars.
Agora, vamos ao que interessa. Você vai descobrir quais são as melhores flutuações em Bonito e a gente vai compartilhar como que foram os nossos passeios com todos os detalhes:
01. Barra do Sucuri
A flutuação na Barra do Sucuri foi a primeira que fizemos e claro que nos surpreendemos com a cor azul vibrante do rio! Nesse passeio, estacionamos o carro, seguimos para os vestiários para nos prepararmos. Começamos com uma pequena trilha, de 10 minutinhos no máximo, até chegar em um píer. Ali, um barco motorizado nos buscou para navegarmos mais de 800m rio acima, para então começar a flutuação, com a ajuda da correnteza.
Descemos do barco e começamos a flutuação, que teve duração de mais ou menos 1 hora. O rio estava bem mexido e com correnteza forte em algumas partes, mas foi super especial e lindo. Há muuitaaa vegetação, plantas enormes e de todos os tipos, que se confundem com os peixes que ficam nadando pra lá e pra cá!
Nesse dia, ainda tivemos a sorte de ver uma ariranha nadando pertinho da gente e alguns macaquinhos na beira do rio, saltando de árvore em árvore. A natureza é perfeita! Por isso, não deixe de agendar sua flutuação com antecedência.
02. Aquário Natural
É muito difícil dizer qual a flutuação mais bonita em Bonito. Embora sejam parecidas, cada uma tem sua peculiaridades. No Aquário Natural nos sentimos realmente dentro de um aquário. O esquema foi o mesmo: estacionamos o carro, nos vestimos com as roupas e equipamentos de segurança e fizemos uma trilha rápida até chegar na beira do rio. Nesse passeio, não precisamos pegar o barco, ele foi apenas acompanhando o grupo de longe.
O início da flutuação é na nascente do rio, onde há muuita concentração de peixes. Eu nunca vi tantos peixes juntos na minha vida, deu até um nervosinho, mas foi incrível! A instrutora nos passou algumas orientações nesse lugar que era bem aberto e calmo, para então começarmos a descer o rio.
O passeio durou uns 30 minutos e foi bem tranquilo, pois o rio é calminho e com correnteza leve. A todo momento víamos muuitos peixes, lindíssimo! Para fechar, passamos por algumas quedas de cachoeira e uma pequena tirolesa bem divertida. Ah! E ainda passamos por um lago cheio de jacarés. A estrutura do Aquário Natural é super completa e organizada, reserve seu lugar nessa flutuação para não se arrepender depois!
03. Rio da Prata
A flutuação no Rio da Prata é imperdível. Além do passeio ser mais longo, você terá a experiência de flutuar em dois rios diferentes – Olho d’Água e Prata.
A primeira etapa do passeio é à bordo de uma Jardineira – aqueles caminhões com bancos atrás – passando por dentro da Fazenda até chegar em uma área de reserva ambiental para iniciarmos a trilha, passando por árvores centenárias e frutíferas. O nosso guia, Aurélio, era incrível, nos explicava tudo pelo caminho enquanto contava diversas curiosidades.
Depois, chegamos no primeiro rio – o Olho d’Água. Iniciamos próximo à nascente e já ficamos impactadas com a vida marinha. Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal são alguns dos companheiros durante toda a descida pelo rio, que é bem rasinho e muito cristalino.
Na flutuação Rio da Prata vale à pena você contratar o serviço de fotos. Os fotógrafos ficam em pontos estratégicos do passeio, registrando tudo com a GoPro e o MeuDome, um acessório que faz fotos meio a meio, sabe? Faz um efeito super interessante, a gente adora e temos os nossos também, que inclusive usamos para tirar diversas fotos nos passeios de flutuação.
Acesse o site do Meu Dome para conhecer os produtos e use o cupom MALADEAVENTURAS para garantir 5% de desconto no final das suas compras!
A segunda parte do passeio é a flutuação no Rio da Prata, que é um rio maior, mais fundo e com um tom de verde esmeralda. A grande beleza desses passeios é você se sentir praticamente parte da natureza. Nada em volta, apenas muitas árvores, peixes e o rio. Experiência única que você não pode perder quando for a Bonito. Aproveite e garanta seu lugar aqui.
04. Abismo Anhumas
Por fim, fizemos também a flutuação no Abismo Anhumas, uma experiência bem diferente das anteriores que tivemos nos rios de água cristalina.
O Abismo Anhumas é uma caverna inundada, de água também cristalina. O acesso é feito com a descida de 72m, até o interior da caverna, com um visual surreal de lindo. Você pode fazer passeio de bote, flutuação ou o mergulho com cilindro. Fizemos a flutuação e ficamos impressionadas com a visibilidade da água e o que encontramos por lá: diversos espeleotemas como cones, estalactites e estalagmites. Uma paisagem alucinante, que parecia de filme!
A flutuação dura cerca de 30 minutos e é bem tranquila! O Abismo Anhumas oferece roupa de neoprene bem grossinha, já que a água é mais geladinha, e realmente foi ótima para não sentir frio. Além disso, são fornecidos sapatilhas, colete e máscara. Um guia nos acompanha e vai contando curiosidades durante o trajeto.
05. Rio Formoso
Nós não tivemos tempo de fazer a flutuação no Rio Formoso, mas com certeza ela merece um destaque aqui. Essa flutuação começa no complexo da Praia da Figueira e faz um percurso de 1.500 metros ao longo do rio que dá nome ao passeio.
Também acompanhado por um guia especializado você poderá explorar a parte mais cristalina do rio e, ao término do passeio, poderá curtir as outras atividades do complexo turístico tais como caiaque, tirolesa e toboágua até o fechamento do parque.
Sugiro que você tire o dia todo para aproveitar essa flutuação em Bonito e que já compre esse passeio antecipadamente para não ficar sem vaga.
06. Nascente Azul
A Nascente Azul é um complexo ecoturístico com águas super cristalinas, cuja correnteza é quase imperceptível. Um cenário surreal, que nos encanta em todos os seus detalhes. Se você me perguntar qual a flutuação mais bonita em Bonito, com certeza essa é uma que vou me lembrar.
A flutuação acontece no rio Bonito e ela dura cerca de 1 hora. Ao final do passeio, você poderá aproveitar de trilhas e cachoeiras da fazenda, além de uma prainha com água rasa para crianças, tirolesa e um restaurante super gostoso!
Os turistas que fazem a flutuação na Nascente Azul podem aproveitar o complexo até seu horário de fechamento, às 16 horas. Reserve sua vaga antes que acabe!
#DicaDaGaia: fechamos todos os nossos passeios com a Civitatis! Super recomendo entrar em contato com eles para tirar as dúvidas e já garantir os passeios de flutuação em Bonito, que são realmente imperdíveis!
Qual passeio de flutuação escolher
É muuito difícil responder a pergunta qual passeio de flutuação escolher. Das 4 flutuações que fizemos, eu não descartaria nenhuma, pois cada uma delas tinha a sua beleza e experiência única. Porém, se você quer um passeio de dia todo e mais completo, sugiro ir no Recanto Ecológico Rio da Prata ou na Nascente Azul!
Além da flutuação, que óbvio, é a parte mais legal do dia, as fazendas são super bonitas, com muuitos animais selvagens (vimos muitas araras por lá!) e o almoço também é espetacular! Por serem lugares mais completos, onde você pode fazer inclusive outras atividades, é o que eu recomendo em primeiro lugar.
Contudo, o Aquário Natural e a Barra do Sucuri também são imperdíveis para ver peixes nos rios de água cristalina. E claro, a flutuação no Abismo Anhumas foi uma experiência super diferente, com paisagens exóticas, dentro de um lugar único no mundo! Recomendo fortemente, apesar do valor mais elevado. Se você puder, não pense duas vezes antes de ir!
Dicas extras para fazer flutuação em Bonito
- Leve com você uma toalha de secagem rápida! Nós levamos a nossa toalhinha em todos esses passeios e ela foi ótima para nos secar e aquecer após as flutuações. Os passeios não fornecem toalhas! Aqui você pode ver opções bem em conta!
- Você pode levar o seu próprio kit de snorkel – apesar de todos os passeios higienizarem super bem os equipamentos. Caso prefira levar os seus, veja aqui modelos com bom custo x benefício.
Dúvidas frequentes de quem procura por flutuação em Bonito
Viajar é sair da nossa zona de conforto. Ainda mais quando estamos falando de um destino com passeios tão diferentes do que estamos acostumados. Sendo assim, selecionamos as perguntas frequentes dos nossos leitores para responder aqui. Veja só se a sua pergunta também não está aqui:
Qual a flutuação mais bonita em Bonito?
Conforme já dissemos anteriormente, a pergunta “qual a flutuação mais bonita em Bonito?” é bem difícil de responder. Sem dúvida, as opiniões vão variar, mas com certeza quase todas valem a pena! Vamos deixar as nossas favoritas:
Qual a melhor agência de Bonito para fazer flutuação?
São diversas opções de agências que fazem os passeios de flutuação em Bonito, nós indicamos a Civitatis, uma das melhores e mais confiáveis. Fizemos nossos passeios com eles e foi tudo muito organizado, prático e com bom custo x benefício. Recomendamos!
A flutuação acontece com chuva?
Muita gente se questiona se a flutuação acontece com chuva. A resposta é sim, o passeio costuma acontecer também nos dias chuvosos. Geralmente a chuva não interfere tanto na flutuação, já que a água não fica muito agitada nas nascentes e a cristalinidade permanece boa. Somente no caso de chuvas muito intensas é que eventualmente os passeios são cancelados.
Como flutuar em Bonito?
Como já dissemos lá em cima, são 3 opções diferentes de passeios de flutuação: em nascentes, em leito de rio e cavernas. No entanto, se você estiver com pouco tempo e precisar escolher somente uma, eu diria para você escolher entre as flutuações de nascentes: Barra do Sucuri, Nascente Azul, Aquário Natural ou Rio da Prata.
Qual o melhor rio para flutuação em Bonito?
Não dá para dizer qual o melhor rio para flutuação em Bonito. Cada flutuação tem sua particularidade, e cada uma vai te oferecer uma experiência única e diferente! Dessa maneira, tudo vai depender do seu perfil e da sua disponibilidade de tempo.
Pronto para fazer flutuação em Bonito?
Tenho certeza que agora você poderá planejar sua flutuação em Bonito com muito mais facilidade! E se ficou qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo. Será um prazer ajudá-lo (a)! =)
Aproveite para ler também:
Ecoturismo no Brasil: os 25 melhores destinos nacionais para os amantes da natureza
Parques Nacionais do Brasil: os 25 parques imperdíveis para quem ama natureza
Cupom de desconto Columbia: 10% de desconto para compras no site da Columbia